3 razões para abraçar a docência na Enfermagem.
A carreira de enfermeiro é repleta de desafios e recompensas, mas muitos profissionais estão começando a olhar para além dos leitos hospitalares, dos postos de saúde e considerar uma trajetória na docência em enfermagem.
Talvez não ainda com o olhar que a docência mereça, já que muitos a escolhem por outros motivos, que não o real entendimento da docência em enfermagem.
Pensando nisso, quais os principais aspectos que motivam um enfermeiro a escolher a docência na Enfermagem?
Eu quero acreditar que o primeiro e principal motivo é contribuir, impactar a formação profissional. Ao compartilhar suas experiências clínicas e conhecimentos técnicos, os enfermeiros se tornam agentes de mudança na maneira como os futuros enfermeiros são preparados para lidar com os desafios da saúde moderna. Falando como docente, a satisfação de ver nossos alunos crescerem e se desenvolverem é uma recompensa pessoal e profissional que valorizo muito e acredito que muitos dos meus colegas enfermeiros-docentes também.
No entanto, tem um aspecto motivador para a escolha da docência que é muito real. Muitos escolhem a docência para complementar a sua renda. Posso estar parecendo rude com este comentário, mas é uma realidade. Já ouvi inúmeras pessoas dizerem, “ah, vou buscar uma oportunidade como professor também, além da assistência, assim ganho mais um pouco e não me desgasto tanto só com plantões”. Essa de fato, não é uma motivação que condiz com a importância que tem a docência na Enfermagem.
Eu tenho propriedade para falar disso porque foi exatamente isso que eu fiz no ano 2000, depois que me formei. Eu não tinha consciência do que era ser docente na Enfermagem e a minha motivação, a princípio, foi inserção no mercado de trabalho, já que a docência foi minha primeira oportunidade de emprego. Até o final do primeiro ano de ensino, eu ainda via a docência como uma maneira de ter mais renda, além do trabalho assistencial. A diferença é que algo me incomodava nisso. Eu não estava acomodada. Pensava sempre que, se eu decidisse permanecer ensinando, tinha que me preparar para fazê-lo da melhor maneira possível.
E foi nessa busca de ensinar melhor, já que ficaria ali na docência também, que eu fui fazer a especialização em Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde: Enfermagem. Foi esta especialização que me abriu os olhos para a importância, os benefícios, os impactos e os desafios de ser um docente em Enfermagem, não tendo formação para isso; tendo sido formada para assistência.
Eu só vim ter como motivador principal para a docência o primeiro aspecto que mencionei, depois de quase 1 ano e meio atuando como docente. A partir daí, passei a ter outras motivações, tais como:
Busca por desenvolvimento pessoal: eu sempre busquei algo mais como pessoa. E cuidar de outros, prestar assistências e cuidados diretos sempre supriu parte desta busca, mas não por completo. Encontrei o completo na docência. Entendo que, enquanto a prática clínica oferece um conjunto único de desafios, a docência permite que nós enfermeiros exploremos um lado diferente da profissão. Ao se envolver em atividades educacionais, temos a oportunidade de aprimorar nossas habilidades de comunicação, liderança e resolução de problemas. Além disso, a busca constante por manter-se atualizado com as últimas pesquisas e desenvolver métodos de ensino inovadores estimula o crescimento pessoal e profissional contínuo. Isso me dá muito prazer no exercício da docência em Enfermagem.
Contribuição para a evolução da profissão: quando eu compreendi que meu trabalho como docente tinha impacto direto na evolução da categoria profissional na Enfermagem, eu nunca mais vi a docência apenas como uma maneira de complementar renda. A docência em enfermagem permite que você esteja na vanguarda da evolução da prática clínica e da educação em saúde. À medida que as abordagens de tratamento, tecnologias médicas e diretrizes de cuidados de saúde evoluem, você tem a oportunidade de integrar essas novas informações em seus métodos de ensino. Além disso, ao realizar pesquisas e desenvolver programas educativos inovadores, você contribui para a contínua melhoria da profissão de enfermagem. Não é apenas o fato de entender isso, mas o fato de viver isso no cotidiano docente que faz toda a diferença na sua motivação para escolher e seguir na docência.
A docência em enfermagem, portanto, é uma jornada que oferece recompensas além do que a prática clínica tradicional pode proporcionar. Ao impactar a formação de novos profissionais, contribuir para a evolução da profissão e buscar o próprio crescimento, nós enfermeiros-docentes estamos abrindo portas para um futuro promissor na educação em saúde. Portanto, se você está considerando se tornar um docente em enfermagem, lembre-se dessas três razões convincentes que podem moldar sua decisão e enriquecer sua carreira.
Veja também:
Categorias: Carreira Docente, Ensino em Enfermagem
Profissão Docente
Copyright©, Aldrina Cândido.
Enfermeira e Professora de Enfermagem desde o ano 2000, no ensino técnico, superior e pós-graduações, especialista em Formação Pedagógica, Mestre em Gerontologia Social, Doutoranda em Ciências da Educação.
Publicado 24 de Agosto de 2023.
O que você achou desse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.