0
(0)

Como ocorre a formação docente na Enfermagem?

Descubra como ocorre o processo de formação docente na Enfermagem. 

Conteúdos deste artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Modalidades formativas na Enfermagem

    Desde a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Enfermagem no ano de 2001, temos dois perfis de formação profissional por conta das duas modalidades formativas adotada: o Bacharelado e a Licenciatura.

    O Bacharel, é “Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano” (DCN, 2001).

    O Licenciado é “Enfermeiro com Licenciatura em Enfermagem capacitado para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional em Enfermagem” (DCN, 2001).

    Ao lermos as diretrizes cuidadosamente vemos que, as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional envolve as técnicos-científicas, ético-políticas e sócio-educativas e se aplicam a ambas modalidades. No entanto, a educativa é uma das menos trabalhadas durante a graduação em Enfermagem, pelo menos no que se refere ao ensino em enfermagem.

    O enfermeiro e a docência

    O fato é aqui a docência é uma das atribuições do profissional de Enfermagem. Ao enfermeiro cabe exercer a docência para formação de novos profissionais de nível técnico ou superior e, de acordo com a lei atuar até mesmo na Educação Básica. 

    Mas, existe uma lacuna no processo formativo no que diz respeito ao desenvolvimento de competências e habilidades para isto. Como exercer a atividade docente sem ser preparado para ela? O foco da formação profissional em Enfermagem é a assistência direta ao cliente, sendo a dimensão educativa ausente ou deixada em segundo plano.

    Na tentativa de preencher essa lacuna formativa, muitos enfermeiros que querem se dedicar à docência, buscam nas pós-graduações obter essa formação inicial. Aqueles profissionais que já estão inseridos na docência, buscam participar de formações contínuas, no intuito de aprender mais sobre os aspectos envolvidos na docência.

    Conteúdo relacionado: E quando a pós-graduação não te forma para a docência? Assista o vídeo clicando aqui.

    Esta ausência formativa não se atem apenas à formação inicial, ou seja, durante a graduação de enfermagem. Um estudo desenvolvido por Batista, Batista, Santos e Gerab (2015), com 34 professores iniciantes (0 a 3 anos como professores universitários) e 23 experientes (pelo menos 10 anos como professores universitários), que atuavam em cursos da área de saúde, incluindo enfermagem, apontou que. ambos os grupos de professores participantes da pesquisa, indicaram “(…) a percepção das próprias lacunas formativas no campo de ser professor” (p. 16). Vejam que, estes grupos de professores, certamente, considerando o tempo de atuação profissional ja haviam vivenciado cursos de pós-graduações, como: especializações, mestrados, doutorados, etc.

    Portanto, independente da modalidade formativa, se bacharelado ou licenciatura, e do nível de formação, seja graduação ou pós-graduação, a formação docente inicial e/ou contínua é ausente ou deficiente. Esta formação para a docência acaba por ficar a cargo de uma busca pessoal do profissional e muitos não a buscam, porque consideram que o conhecimento que tem dos conteúdos específicos de enfermagem, assim como o tempo de exercício da docência e a experiência do docente, são suficientes para uma boa proposta de didática. Obviamente, que são aspectos importante e relevantes, mas não são suficientes para dizer que o profissional possui saberes pedagógicos que fundamentam, de maneira consciente, a sua prática docente.

    Quais são os critérios para o exercício da docência?

    É bem claro que, só pode exercer a docência na enfermagem (no que se refere às disciplinas específicas do curso) aqueles que possuem graduação na área. Então, este é o primeiro critério:

    ➡️ Ter graduação em Enfermagem: seja bacharelado ou licenciatura;

    Também é necessário que domine os conhecimento técnicos-científicos da profissão. Então, um segundo critério é:

    ➡️ Ter competência técnico científica;

    De acordo com o Art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os profissionais bacharéis necessitam preparar-se em cursos de pós-graduações, de preferência mestrado e doutorado para exercerem a docência.

    Mas, sabemos que, não apenas os bacharéis, os licenciados também precisam da obtenção dos títulos para exercer a docência. Portanto, compreendemos que a titulação é um dos critérios para o exercício da docência no ensino superior. 

    ➡️ Ter titulações: especializações, para o ensino técnico; mestrado e doutorado, no mínimo, para o ensino superior.

    Veja mais sobre isso no vídeo abaixo.

    Como ser um professor de Enfermagem?

    O que você pode fazer então para ser um professor em Enfermagem? 

    No vídeo abaixo comento sobre os critérios para a docência e a formação do profissional de enfermagem considerando esta atribuição profissional.

    Como ocorre a formação docente na Enfermagem?

    Existem algumas possibilidade de formação docente. São elas:

    • Cursar alguma especialização na área de docência, como por exemplo: docência do ensino superior.
    • Realizando cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado na área de docência;
    • Participando de formações continuadas na área de docência, como por exemplo: semanas, pedagógicas, jornadas pedagógicas, oficinas pedagógicas, etc.
    • Auto-formação: buscar pessoalmente o conhecimento pedagógico, seja através de leituras de livros, artigos da área de educação, cursos livres na área, pesquisas na internet, etc. Você buscando a sua formação.

    Nos meus anos de experiência docente (atuo na docência em enfermagem desde o ano 2000), o que tenho visto se sobressair na enfermagem é a autoformação. O enfermeiro se forma docente em uma busca pessoal e com base na reflexão da sua prática cotidiana. Foi assim comigo e com inúmeros profissionais ao longo desses anos. É um caminho árduo e mais sinuoso do que o caminho daqueles profissionais que tem alguma formação pedagógica, seja na licenciatura, seja nas pós-graduações.

    E você, está disposto a encarar esse desafio e formar-se docente na enfermagem? Me conte aí nos comentários.

    Logo iniciais vinho com fundo

    Profissão Docente

    Copyright©, Aldrina Cândido. 

    Enfermeira e Professora de Enfermagem desde o ano 2000, no ensino técnico, superior e pós-graduações, especialista em Formação Pedagógica, Mestre em Gerontologia Social, Doutoranda em Ciências da Educação.

    Publicado 05 de Janeiro de 2021.

    Perfil doc

    Quer aprender mais sobre Metodologias e Técnicas de Ensino?

    Inscreva-se no Treinamento Inicial em Metodologias de Ensino. 12 aulas gravadas, certificado de 30h, acesso vitalício.

    O que você achou desse conteúdo?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *